quarta-feira, 31 de março de 2010

Cidade Imperial

Ontem eu tive o prazer de conhecer Petrópolis, a Cidade Imperial, uma cidade muito charmosa aqui do Rio de Janeiro.
Petrópolis é uma cidade pequena com quase 320 mil habitantes e é simplesmente encantadora e apaixonante! O clima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são as grandes atrativos turísticos.
(Na estrada. Parada para apreciar a paisagem. E que paisagem!) (Paradinha para um cappuccino com empadinha na Casa do Alemão. Delícia!) *******
Logo na entrada da cidade a gente encontra o Palácio Quitandinha que foi construído na década de 40 para ser o maior cassino-hotel da América do Sul. Atualmente é local de convenções e eventos.
*******
Sem dúvida, o Museu Imperial é o local mais procurado por aqueles que visitam Petrópolis.
O Palácio foi construído em estilo neoclássico para ser residência de verão de D. Pedro II e D. Teresa Cristina.

No interior do Museu Imperial de Petrópolis ainda está preservada grande parte da decoração original, então você pode ver os pisos feitos de pedras novas, a mobília e os candelabros; tudo preservado para que o visitante tenha a exata sensação de quando o palácio ainda era habitado. O Museu Imperial de Petrópolis é o museu mais visitado de todo o Brasil.
O acervo do museu é constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial. *******
Outro ponto turístico de Petrópolis é a "Casa de Ipiranga", mais conhecida como Casa dos Sete Erros por causa de pequenas diferenças entre os telhados e as janelas dos lados esquerdo e direito do seu alçado principal (fachada).

Erguida em 1884 e reaberta ao público em 2006, ainda em posse da família, a casa mantém suas características originais.

*******
O Palácio de Cristal também é muito lindo de se ver e admirar!
Foi inaugurado em 1884 para servir de local para exposições e festas! Chique né?!
*******
A última parada foi no Museu Casa de Santos Dumont - "A Encantada". Infelizmente a casa não estava aberta à visitação pois estava em reforma. Mas valeu a pena ver a casinha de perto, rs. Construída no antigo morro do Encanto, foi planejada e construída por Alberto Santos Dumont para servir de residência de verão; e devido a sua localização foi carinhosamente apelidada de “A Encantada”. O prédio, um chalé do tipo alpino francês, consta de três pavimentos sendo que o primeiro era uma pequena oficina, o segundo servia para sala de estar e jantar e por último o escritório, quarto de dormir.
Chama a atenção do visitante a escada recortada em forma de raquete, o que obriga o mesmo a sempre começá-la com o pé direito.
Vale a pena conhecer Petrópolis, a cidade cheia de charme e muita história!

Nenhum comentário: